A mudança na predestinação de Jabes

JabezE foi Jabes mais ilustre do que seus irmãos; sua mãe chamou o seu nome Jabes, dizendo: Porquanto com dores o dei à luz. Porque Jabes invocou o Deus de Israel, dizendo: Se me abençoares muitíssimo e meus termos amplificares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja aflito!…E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido. ICro 4:9-10

Não se sabe muitas coisas a respeito de Jabes, mas apenas pelo nome dele já é possível sabermos muitas coisas, por que os nomes bíblicos revelam muito a respeito da personalidade e vida de cada pessoa.

Jabes significa: Aquele que atrai a dor. 

Ouve em Israel um homem nascido em Belém que se chamava Elimeleque que quer dizer “meu Deus é Rei”, isso nos faz entender que ele recebeu esse nome por que na ocasião em que nasceu as coisas iam muito bem, por isso o nome dele é um louvor a Deus. Ele se casou com uma mulher chamada Noemi que quer dizer “agradável”, o que nos faz entender que sua vida também foi muito agradável. Elimeleque e Noemi se casaram, e tiveram dois filhos, Malom e Quiliom, que quer dizer “fracasso e doença” respectivamente. Isso já nos mostra que as coisas nessa época já não estavam tão boas pra eles. Elimeleque, Malom e Quiliom morrem em Moabe, e Noemi volta pra Belém, e quando ela volta alguns dizem: -Não é esta Noemi?, mas ela mesma diz, -Não me chamem Noemi, e sim Mara “amargo”, por que Deus tem amargurado a minha vida.

Muito bem, através disso sabemos que os nomes querem dizer a respeito da vida da pessoa. E Jabes recebeu esse nome justamente por que quando nasceu deu muitas dores à sua mãe, por isso se chamou assim, por que Jabes quer dizer “aquele que trás dor.

Quando ele recebeu esse nome, é como se seus pais profetizassem sobre ele dizendo: – A vida desse Jabes será de dor.

E mesmo com essa profecia Jabes foi o mais Ilustre de seus irmãos. Mas como pode ele, Jabes, aquele que atrai dor, crescer,vencer e se tornar Ilustre, o maioral de seus irmãos?Deus fez um reboliço na vida de Jabes, e o tornou o mais nobre, ilustre, maioral de sua parentela. Primeiro, ele não aceitou a condição em que ele foi predestinado. Sua historia  começou a mudar no dia em que Jabes decidiu a buscar o Senhor. Jabes invocou o Deus de Israel. O exemplo de retidão de Jabes ressalta a verdade que Deus abençoa aqueles que o invocam fielmente. Note que Jabes era “mais ilustre que seus irmãos”(v.9).

Jabes demonstra que a bênção e proteção divinas não ocorrem automaticamente, mas que resultam da nossa dedicação a Ele e a sua causa na terra e como resultado das nossas orações. Assim também foi o Senhor com Isaque, ele não foi predestinado a ter uma viva de dor, ou viver no deserto, mas o Senhor o abençou quando ele buscou a face de Deus e semeou pela fé mesmo em meio ao deserto. A benção grande só vem quando nós semeamos!

E semeou Isaque naquela mesma terra e colheu, naquele mesmo ano cem medidas,porque o Senhor o abençoava. Gn 26:12

Podemos observar que quando buscamos ao Senhor sem olhar as adversidades, Ele nos abençoa sem medidas!

A segunda coisa que Jabes pediu a Deus, foi para que Deus aumentasse as suas terras.

Porque Jabes invocou o Deus de Israel, dizendo: Se me abençoares muitíssimo e meus termos amplificares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja aflito!… E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido. ICro 4:9-10

Cabele disse que quem vencesse uma cidade se casaria com sua filha Acsa, e Otniel venceu essa cidade e se casou com a moça. Mas a terra que recebeu como recompensa era uma terra seca. Otniel não aceitou isso. Por que se ele venceu uma cidade inteira, um grande sacrifício merece uma grande recompensa.

E disse Calebe: Quem ferir a Quiriate-Sefer, e a tomar, lhe darei a minha filha Acsa por mulher. Tomou-a, pois, Otniel, filho de Quenaz, irmão de Calebe; e deu-lhe a sua filha Acsa por mulher. E sucedeu que, vindo ela a ele, o persuadiu que pedisse um campo a seu pai; e ela desceu do seu jumento; então Calebe lhe disse: Que é que tens? E ela disse: Dá-me uma bênção; pois me deste terra seca, dá-me também fontes de águas. Então lhe deu as fontes superiores e as fontes inferiores. Js 15:16-19

Deus só aumenta o que temos, nossas terras, nossas bençãos quando não nos acovardamos e enfrentamos tudo. Um grande sacrifício merece uma grande recompensa.

A terceira coisa que Jabes pediu a Deus, foi que a mão do Senhor fosse com ele.

Porque Jabes invocou o Deus de Israel, dizendo: Se me abençoares muitíssimo e meus termos amplificares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja aflito!… E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido. ICro 4:9-10

A palavra de Deus diz que a mão de Deus está disponível para todos, mas as iniquidades fazem separação entre o homem e Deus.

EIS que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça. Is 59:1-2

Isso quer dizer que Jabes teve também que consertar a sua vida no altar do Senhor.

Por fim a oração de Jabes pediu a Deus que não permitisse que do mal ele fosse aflito. Deus ele nos protege quando nós cremos nEle.

Ouvi-me, ó Judá, e vós, moradores de Jerusalém: Crede no SENHOR vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis; 2 Cro 20:20b

Jabes não foi aflito do mal, por que creu em Deus. O nome dele dizia que viveria uma vida de dor, mas o posicionamento de Jabes mudou o destino que havia sido profetizado pra ele.

Você não nasceu para sofrer. Pode ser que até hoje sua vida foi de dor e de sofrimento, mas isso pode mudar quando você faz como o Jabes, clama, ousa, ora e Deus muda a sua historia.

Pr. Bruno Domingues

Bruno Domingues

Sobre Bruno Domingues

Casado com a Juliana, Pastor e Diretor Estadual da Comunidade Cristã Paz e vida e atualmente mora em Brasília onde pastoreia a Sede Estadual.
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a A mudança na predestinação de Jabes

  1. Pastor Bruno, a paz; São muito boas as mensagens que Deus te dá, assim como são boas as mensagens do Pr. Juanribe Pagliarim; gostaria muito de receber de Deus, mensagens como essa; Glórias a Deus !!! Não desisti do seu convite para terça feira conversarmos a respeito de como espulsar demônios com eficiência e eficácia, pois tive problema de vazamento de esgoto em meu banheiro(dia 1/04/12-domingo), e infiltrou pingando na casa de baixo me trazendo um problemão com meus parentes que moram lá, e como não tinha condições financeiras pra pagar um pedreiro, eu mesmo consertei e deu muito trabralho, porisso o conserto se estendeu por muitos dias, faltando aida colocar o piso.
    Pastor, louvo a Deus por sua vida, pois é um pastor muito abençoado por Ele; um abraço, fica na paz do Sr. Jesus.
    Ivelton Motta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>